por Allef Matos | em Previsão | 28/11/2020 19:23

A instabilidade persiste em parte do Sul do Brasil nas próximas horas e também no domingo (segundo turno das eleições municipais). 

Shelf Cloud associada a tempestade nos EUA. Imagem ilustrativa.

Um Sistema Convectivo de Mesoescala que se formou na vanguarda de uma frente fria e que está posicionado entre o Uruguai, Argentina e fronteira com RS avança para o estado gaúcho nas próximas horas favorecendo a condição para instabilidade. Entre a noite deste sábado (28/11) e a manhã do domingo (29/11), há risco para chuva forte e volumosa com trovoadas e tempestades isoladas no RS. As tempestades podem vir acompanhadas de intensos vendavais e granizo de diferentes tamanhos, o que pode ocasionar danos em algumas localidades. 

Prognóstico do modelo WRF mostrando instabilidades no final da noite deste sábado (28/11) sobre parte do Sul do Brasil.

A partir da tarde, novas áreas de instabilidade podem se formar, sobretudo entre a metade norte do RS, SC e o PR (principalmente oeste, leste e centro-sul deste estado) favorecendo condição para pancadas de chuva com trovoadas e tempestades isoladas. Novamente, as tempestades podem vir acompanhadas de ventos intensos e queda de granizo pontual. Na metade sul gaúcha a condição para chuva e temporais diminui na parte da tarde. Apesar da condição para instabilidade, o sol pode aparecer em alguns momentos do dia sobre esses estados, favorecendo a elevação da temperatura e sensação de abafamento, o que potencializa as condições para instabilidade.
Portanto, aos que forem votar neste domingo de eleições lembrem-se do guarda-chuva e votem de forma consciente.

Prognóstico de trovoadas e descargas elétricas do modelo ECMWF para manhã de domingo (29/11).
Fonte: Windy.
-70%

SIGMA BLACK

a partir de 4,90/mês

Siga -nos
Allef Matos
Allef Matos

Meteorologista