por Caleb Farias | em Previsão | 15/12/2020 18:16

Nesta terça-feira (15/12), a atuação de um cavado em superfície pelo interior do continente, posicionado próximo ao oeste dos estados do Sul do Brasil e o avanço de uma frente fria pela costa de SC e PR, auxiliou no aumento da nebulosidade e deixou o tempo propício a instabilidades, principalmente, em trechos do leste de Santa Catarina e do Paraná, onde houve o registro de pancadas de chuva fortes, inclusive volumosas em alguns municípios do Vale do Itajaí e da Grande Florianópolis por exemplo. Nas demais áreas, incluindo boa parte do Sul do Brasil, o tempo deve permanecer firme no restante do dia.

Figura 1: Temperatura Máxima esperada para terça-feira pelo modelo ICON/DWD

 A partir de amanhã (16/12), a amplificação do cavado invertido em superfície (sistema alongado de baixa pressão atmosférica), favorecerá o retorno da instabilidade ao RS e a permanência das condições favoráveis a chuvas e temporais isolados em áreas de SC e do PR. A Sigma Meteorologia adianta que esses temporais de características muito localizadas podem eventualmente provocar fortes rajadas de vento e precipitação de granizo. Com relação às temperaturas mínimas e máximas médias variam entre 18 e 19ºC durante o amanhecer e durante a tarde ficam entre os 25/26ºC.

Figura 2: Temperatura Máxima esperada para quarta-feira pelo modelo ICON/DWD

A tendência para o período entre quinta e sexta-feira, é que o tempo permaneça instável em parte do Sul do Brasil, incluindo todas as regiões de SC, PR e no setor norte/nordeste do RS, devido a atuação de um sistema de baixa pressão sobre o continente e ao transporte de umidade oriundo do oceano. Esses fatores devem contribuir no aumento da nebulosidade e na formação de novas áreas de instabilidade. Apesar dessa previsão de chuva e de temporais isolados, as precipitações serão muito irregulares e o sol deve aparecer entre nuvens ao longo do dia nessas áreas.  

Figura 3: Temperatura Máxima esperada para quinta-feira pelo modelo ICON/DWD
Figura 4: Temperatura Máxima esperada para sexta-feira pelo modelo ICON/DWD

No sábado, as condições não mudam devido a intensificação de um sistema de baixa pressão pelo interior do conte que auxiliará no intenso transporte de ar quente sobre o RS, SC e PR e paralelamente a isso, um prolongamento de um sistema de baixa pressão entre o norte do Uruguai e o leste do RS, devem influenciar na formação em novas áreas de instabilidade, que ganharão força ao longo do dia pelo o estado do RS, e não descarta-se a ocorrência de temporais generalizados acompanhados de descargas elétricas atmosféricas. 

Figura 5: Temperatura Máxima esperada para sábado pelo modelo ICON/DWD

Durante o domingo (20), a atuação do ciclone extratropical nas proximidades de Mar del Plata (Argentina) deve impulsionar o avanço de um novo sistema frontal pelo RS, sistema que deve organizar a formação de novas áreas de instabilidades pelo Sul do Brasil e provavelmente favorecer um novo cenário de temporais pelo estado gaúcho e catarinense que podem favorecer acumulados entre 30 a 50 mm, não descartando possíveis acumulados superiores a 50 mm em alguns pontos mais isolados.

Figura 6: Temperatura Máxima esperada para domingo pelo modelo ICON/DWD
Figura 7: Mapas de precipitação acumulada (mm) entre a manhã de hoje (15/12) e a manhã do dia 21/12. 

Ressaltamos que é importante acompanhar as atualizações de curto prazo nos canais da Sigma Meteorologia para avisos/alertas meteorológicos mais efetivos, principalmente, para o final de semana, devido a incoerência dos modelos, podendo haver mudanças dos prognósticos do tempo. Acompanhe as próximas atualizações no nosso site: www.sigmameteorologia.com

Fonte da imagem de capa desta matéria: Raios e Trovões

-70%

SIGMA BLACK

a partir de 4,90/mês

Siga -nos
Caleb Farias
Caleb Farias

Meteorologista