por Fernando Rafael | em Previsão | 20/11/2020 21:50

Na quinta, instabilidade se concentrou em áreas da Fronteira com o Uruguai e Metade Sul e nesta sexta, em áreas do setor norte e nordeste do estado

O perfil vertical da atmosfera bastante frio e com instabilidade propiciou a formação de granizo em algumas cidades do sul e do norte do estado nas últimas 48h, conforme antecipava a Sigma Meteorologia. Apesar do tamanho pequeno e da ocorrência muito isolada da precipitação de granizo, foram registrados perdas em lavouras de fumo de Canguçu (figura 1) na tarde de ontem (19/11). 

Figura 1. Granizo causa destruição em lavoura de fumo na localidade de Santa Clara, 1° distrito de Canguçu, RS. Registro de Richel Yan Borchardt via Evaldo Gomes Notícias.
Figura 2. Granizo com acumulação na localidade de Santa Clara, 1° distrito de Canguçu, RS. Registro de Richel Yan Borchardt via Evaldo Gomes Notícias.

Em municípios do norte do estado, como em Selbach e Tapera, a formação de nuvens de maior desenvolvimento vertical causaram chuva forte e precipitação de granizo, que chegou a acumular nas ruas e nos telhados das casas (figuras 3, 4, 5 e 6). 

Figura 3. Granizo acumulado nas ruas de Tapera, enviado via WhatsApp. 
Figura 4. Granizo acumulado nas ruas de Tapera, enviado via WhatsApp. 
Figura 5. Granizo no interior de Selbach, enviado via WhatsApp. 
Figura 6. Granizo no interior de Selbach, enviado via WhatsApp. 

Retorno do tempo seco e jornada muito quente

Nos próximos dias, uma massa de ar quente e seco começa a atuar no estado e não há perspectiva de mais instabilidade, com exceção dos Aparados da Serra gaúcha, Serra Catarinense e Planalto Sul Catarinense, que ainda podem ter chuvas esparsas, sem descartar a ocorrência de granizo de forma muito isolada na tarde deste sábado. No restante do estado, o tempo deve ficar firme, com maior quantidade de nuvens em algumas regiões. Nos próximos dias, as temperaturas ganham um incremento gradual e entre segunda e quarta-feira da próxima semana, o aquecimento ganha muita força no RS e tardes muito quentes com marcas entre 35°C e 40°C, pontualmente superiores, são aguardadas em muitos municípios do estado entre terça e quarta-feira (24/11 e 25/11), conforme pode ser observado nas figuras 7 e 8.

Figura 7. Temperaturas máximas projetadas pelo modelo alemão ICON para a próxima terça-feira (24/11). 
Figura 8. Temperaturas máximas projetadas pelo modelo alemão ICON para a próxima quarta-feira (25/11). 

Conheça o SIGMA WEB

a partir de 16,65

Imagens de satélite, modelos numéricos, climatologia e muito mais.

Siga -nos
Fernando Rafael
Fernando Rafael

Meteorologista