por Fernando Rafael | em Previsão | 18/12/2020 15:37

Uma nova frente fria com trajetória rápida deve favorecer a formação de intensas áreas de instabilidade que prometem provocar fortes rajadas de vento em alguns pontos

Um novo episódio abrangente de instabilidade com chuvas e temporais deve começar em áreas da Argentina, Uruguai e Sul do Brasil entre o final dessa sexta-feira e o final de semana. O aprofundamento de um sistema de baixa pressão atmosférica em território argentino deve intensificar o fluxo de ar quente e úmido de origem tropical através do Jato de Baixos Níveis (JBN) para essa região. Essa área de baixa pressão inicialmente um cavado, deve evoluir ao longo do sábado para um intenso, incomum para essa época do ano nesta região, Ciclone Extratropical no Oceano Atlântico Sul, próximo da Província Argentina de Buenos Aires, na Argentina. Associado a esse intenso sistema de baixa pressão, uma nova frente fria deve se formar e impulsionado pelo Ciclone, avançar sobre áreas do Uruguai e Sul do Brasil. FRIO: Posteriormente, deve avançar um pulso de ar frio na retaguarda deste sistema, ocasionando um acentuado declínio das temperaturas no início da próxima semana, sobretudo entre as noites e madrugadas. 

Esses sistemas frontais frios, caracterizados por fazerem a separação de duas massas de ar distintas, ao se deslocar rapidamente, associado a outros indicadores do ambiente atmosférico favoráveis, deve contribuir para a formação e organização de algumas tempestades, isoladamente severas. Como de costume nessas ocasiões, a expectativa é que haja a formação de uma Linha de Instabilidade (LI), caracterizada por apresentar tempestades avançando de forma alinhada, causando além de chuva acompanhada de descargas elétricas (raios), fortes rajadas de vento, algumas potencialmente severas e eventual precipitação de granizo, alguns de variado diâmetro e podendo causar transtornos e prejuízos. 

No Rio Grande do Sul, apesar de alguns dados sugerir que a instabilidade chegue mais forte e organizada entre o final da madrugada e o início da manhã de sábado em setores do Oeste e da Campanha, na região do eixo Uruguaiana/Itaqui/São Borja/Quaraí/Livramento/Bagé/Dom Pedrito/Rosário do Sul/São Gabriel e Alegrete e perca intensidade ao avançar para leste/nordeste, a sua propagação pode gerar novas e fortes áreas de instabilidade localizadas em outros pontos do estado, com igualmente condição para temporais. A projeção de refletividade das precipitações, muito utilizada para estimar a intensidade dos temporais pode ser conferida abaixo:

Projeção do modelo regional WRF para refletividade (intensidade e localização das instabilidades) ao longo do sábado e domingo. Os tons > 45/50 dBZ indicam risco potencial para temporais.

A Sigma Meteorologia reitera no entanto, que como explicado acima, os ventos serão gerados por algumas tempestades no Sul do Brasil e não estarão associados a ventos ciclônicos. O intenso ciclone que se formará ao longo do final de semana, trará ventos mais fortes somente para áreas do leste argentino na região de Mar del Plata e Tandil (entre 100-120 km/h, pontualmente maiores) e em menor intensidade principalmente para o sul e sudeste do Uruguai (entre 55/75 km/h, pontualmente maiores) e em alguns trechos do Litoral Sul, especialmente do extremo sul do RS (entre 50/70 km/h, pontualmente maiores), além de forte agitação marítima e ressaca ao longo da região costeira. 

Projeção do modelo alemão ICON para pressão ao nível médio do mar sugere a formação de um intenso Ciclone Extratropical relativamente distante do Sul do Brasil.

Chuvas e ventos

Com relação à precipitação, espera-se que na grande maioria das áreas, os volumes de chuva sejam muito irregulares com maior propensão a áreas do centro/oeste dos três estados do Sul do país terem maiores acumulados e alguns trechos do leste, menos. Apesar disso, em alguns pontos, os temporais podem provocar chuva forte a volumosa com acumulados mais significativos. Como já mencionado, por se tratar do avanço de uma LI, os olhares se voltam à possibilidade de fortes vendavais em vários trechos. De maneira geral, as rajadas de vento devem ficar entre 60/80 km/h, entretanto, a Sigma alerta que temporais isoladamente severos podem causar ventos localizados superiores aos 100 km/h, capazes de provocar transtornos e danos. A localização dos mesmos, no entanto, só é capaz de ser feita momentos antes de sua chegada via Nowcasting (aviso de curto prazo).

Os modelos sugerem dois eventos de instabilidade: um ocorrendo no decorrer do sábado e atingindo mais o Uruguai e o RS, além de alcançar SC e PR e outro ao longo do domingo, afetando mais áreas dos setores noroeste e norte do RS e boa parte de Santa Catarina e do Paraná. Em ambos, há condição para temporais, isoladamente fortes em qualquer região. Os mapas abaixo mostram a projeção de chuva de diferentes modelos ao longo das próximas 72h (até a noite do próximo domingo):

Mosaico Sigma - acumulados de chuva aguardados entre hoje e o próximo domingo.
Multi-models Sigma - média de diferentes previsões de chuva acumulada (mm) entre hoje e o próximo domingo.

A Sigma Meteorologia relembra que fontes confiáveis de notícias e livre de sensacionalismo barato e caça likes sempre será a melhor fonte de informação. Por isso, coloca seus canais de comunicação à disposição da população para esclarecimentos. Acompanhe nossa Live pelas nossas redes sociais ao longo dessa sexta-feira e esteja seguro que você estará sempre contando com informações de profissionais e de qualidade.

-70%

SIGMA BLACK

a partir de 4,90/mês

Siga -nos
Fernando Rafael
Fernando Rafael

Meteorologista