por Sigma Meteorologia | em Previsão | 19/03/2021 17:20

Instabilidade deve se concentrar entre a Argentina, Uruguai e em regiões de fronteira com o RS no final de semana. No início da próxima semana, instabilidade segue em outras regiões.

Depois de um período de tempo firme na maior parte do RS, conforme a Sigma Meteorologia já antecipava ao longo dos últimos dias, a instabilidade deve voltar a afetar o estado e áreas do Cone Sul a partir deste final de semana. A intensificação do fluxo de ar quente e úmido de origem tropical pelo interior da Argentina, Uruguai e RS, na vanguarda da formação de uma nova frente fria, entre o final desta sexta-feira e ao longo do sábado, deve fortalecer o cavado (área de menor pressão atmosférica em superfície) sobre essas regiões no período. Além disso, a propagação de perturbações no escoamento de médios e altos níveis da atmosfera associados a um Vórtice Ciclônico com lento deslocamento pelo Oceano Pacífico, logo à oeste da Cordilheira dos Andes, deve contribuir para a instabilização da atmosfera. 

Calor e abafamento, em especial em algumas áreas do RS antecedem chegada da chuva na tarde de sábado (A). No domingo (B), as regiões que estarão sob o predomínio de maior nebulosidade com chuvas ocasionais e ventos dos quadrantes sul/sudeste não aquecem tanto à tarde. Projeção do modelo WRF com resolução espacial de 5 km.

Desta forma, a Sigma Meteorologia reitera que o cenário meteorológico se deteriora pelo interior da Argentina e em alguns trechos do Uruguai com condição favorável a ocorrência de chuvas torrenciais a volumosas em curto período de tempo acompanhada de descargas elétricas com episódios pontuais de vento forte e precipitação de granizo já a partir da noite de hoje e principalmente ao longo do sábado. No RS, a instabilidade deve chegar a partir do final da manhã e ao longo da tarde/noite de sábado, afetando primeiramente a Fronteira Oeste, Campanha e Metade Sul, com condição para chuva forte a volumosa em trechos dessas regiões e com condição para temporais com vento forte, pontualmente severos e granizo de maneira localizada, em especial em áreas de divisa com o Uruguai e Argentina. Em áreas do interior de SC e do PR, alguns núcleos muito localizados devem se formar entre a tarde e a noite, podendo provocar chuva e temporais isolados.

Projeção de refletividade do modelo regional WRF ao longo do sábado e domingo. Os valores acima de 45/50 dBZ indicam risco potencial para temporais.
Projeção de chuva acumulada (mm) do modelo WRF até a noite do próximo domingo (21/03).

Com a formação de uma nova frente fria ao longo do sábado e posterior avanço para o Oceano Atlântico pela costa do Sul do Brasil no domingo, as áreas de chuva devem seguir avançando para norte/nordeste, atingindo as demais áreas do centro/norte do RS entre a noite do sábado e principalmente entre a madrugada e manhã do domingo (21/03). A expectativa é que ainda na primeira metade do domingo, as instabilidades também alcancem áreas do oeste de SC e do PR igualmente com condição para chuva acompanhada de trovoadas e temporais isolados. Da tarde para a noite do domingo, as demais áreas de SC e do PR também terão condição para pancadas isoladas de chuva, com condição para temporais muito pontuais.  

É um consenso entre os modelos, que o sistema deve atingir de maneira mais organizada a Argentina, Uruguai e áreas de fronteira do RS onde deve provocar chuva em maior volume de maneira mais regular, vindo a se desorganizar posteriormente ao avançar pelo norte do RS e principalmente por SC e PR ao longo do domingo, onde a chuva será mais irregular/isolada e em menor quantidade, apesar da condição pontual para temporais.

Entre segunda e quarta-feira da próxima semana, o avanço da massa de ar frio e seca pós-frontal para o Oceano Atlântico, deve contribuir para o restabelecimento do fluxo de ar quente e úmido mais instável pelo interior do Cone Sul, contribuindo para a formação de um novo cavado e como consequência pelo retorno das instabilidades com condição para chuvas e tempestades localizadas em algumas regiões entre o Uruguai e o Sul do Brasil. Neste período, algumas áreas do Paraná e em especial de Santa Catarina que até então teriam tido menos instabilidade, terão chuva em maior volume e temporais mais recorrentes, como pode ser observado na previsão média dos modelos atualizada hoje (mapa abaixo).

Previsão média de 95 membros de previsão do tempo para chuva acumulada (mm) entre esse sábado e a manhã da próxima segunda-feira (22/03). Eventos pontuais de instabilidade como temporais, podem acarretar em volumes consideravelmente maiores de maneira localizada do que a média indicada pelas projeções.
Previsão média de 95 membros de previsão do tempo para chuva acumulada (mm) entre esse sábado e a manhã da próxima quinta-feira (25/03). Eventos pontuais de instabilidade como temporais, podem acarretar em volumes consideravelmente maiores de maneira localizada do que a média indicada pelas projeções.
Siga -nos
Sigma Meteorologia
Sigma Meteorologia

Empresa de Meteorologia