por Fernando Rafael | em Previsão | 16/12/2020 11:18

O Paraná é o estado que terá instabilidade mais generalizada 

Imagem de satélite - canal visível das 10h50min da manhã de hoje. Os tons brancos indicam a presença de nuvens e as cores amarelas, descargas elétricas. 

A manhã desta quarta-feira é marcada pela expectativa de instabilidade com temporais localizados em algumas áreas do Sul do Brasil, de maneira mais abrangente no Paraná e localizada em áreas de SC e do RS, sobretudo entre a tarde e a noite de hoje. O prolongamento de um sistema de baixa atmosférica no interior do continente, denominado “cavado" por Meteorologistas, entre o norte da Argentina, Paraguai e setor oeste do Sul do Brasil, juntamente com o fluxo de ar quente e úmido de origem tropical através da corrente de ventos em baixos níveis (entre 1500 - 3000 m de altitude) direcionado para a região, somado a outras perturbações no escoamento dos ventos em níveis superiores da atmosfera, contribuem para o cenário favorável a formação de temporais.

Um aglomerado de nuvens de maior desenvolvimento vertical associadas a temporais, também denominado Sistema Convectivo de Mesoescala (SCM) já avança do interior do Paraguai para áreas do setor oeste do Paraná e sudoeste do Mato Grosso do Sul, provocando chuva de moderada a forte intensidade acompanhada de descargas elétricas (raios), rajadas de vento pontualmente intensas e granizo de modo localizado. Esse sistema, seguindo o escoamento da atmosfera, deve se propagar para leste ao longo do dia, levando essa condição de chuva e temporais para todo o estado do PR, algumas áreas do MS, SP, SC e RS, conforme mostra a projeção de refletividade do modelo, que estima a intensidade das chuvas e dos temporais, as cores vermelhas indicam valores compatíveis com a ocorrência de temporais. No RS, chuvas e tormentas isoladas são aguardadas em trechos do leste, centro/norte/noroeste e nordeste do estado, incluindo a região de Santa Maria e da Grande Porto Alegre. 

Projeção do modelo regional WRF para refletividade (intensidade e localização das instabilidades) ao longo desta quarta-feira. Os tons > 45/50 dBZ indicam risco potencial para temporais.

A Sigma Meteorologia ressalta que há condição para chuvas intensas acompanhadas de muitos raios, intensos vendavais e granizo de variado diâmetro de maneira muito localizada. No entanto, as chuvas abundantes não chegarão para todos, muito pelo contrário, na grande maioria dos municípios a instabilidade promete ser muito irregular e com baixíssimos acumulados, especialmente no RS entre hoje e amanhã. Apesar da previsão de instabilidade no Sul do Brasil, a condição de tempo predominante aguardada para boa parte dessa quarta-feira é de variação de nebulosidade com a presença do sol na maioria das áreas. 

Precipitação acumulada (mm) prevista por diferentes modelos para essa quarta e ainda na quinta-feira (17/12).

Imagem de capa desta matéria: Shelf Cloud avançando pela cidade de San Pedro del Ycuamandiyú no Paraguai esta manhã em registro feito por Benito @AnthonyPez2

-70%

SIGMA BLACK

a partir de 4,90/mês

Siga -nos
Fernando Rafael
Fernando Rafael

Meteorologista