por Caleb Farias | em Previsão | 07/12/2020 15:51

Semana que começou com temperaturas muito abaixo do normal para a época em alguns pontos será marcada pelo aquecimento gradual e o retorno do calor mais intenso 

Figura 1: Imagem de satélite (canal visível) da tarde desta segunda mostrava grande quantidade de nuvens (tons brancos) e até descargas elétricas muito localizadas (pontos amarelos) em áreas do leste do RS, SC e PR. 

Nesta segunda-feira, a atuação de um sistema de baixa pressão, posicionado próximo ao Litoral Sul do Rio Grande do Sul, trouxe um aumento significativo da nebulosidade e deixa o tempo propício a instabilidades nos setores sudeste/leste/nordeste do RS, leste de SC e do PR com chuvas constantes de fraca a moderada intensidade intercaladas com períodos de melhoria, além de rajadas de vento de moderada a fraca intensidade chegando aos 70km/h no Sul do RS. Veja mais da chuva volumosa que esse sistema provocou no RS: Baixa pressão causa chuva volumosa e vento forte em trechos da Costa Doce. Entretanto, o tempo fica firme na maior parte do centro/oeste do Sul do Brasil. As temperaturas mínimas e máximas médias variam entre 16 e 17ºC durante o amanhecer e durante a tarde ficam entre os 25/26ºC na maioria das áreas.

Na terça-feira, as condições do tempo não mudam muito, a presença de ventos oriundos do oceano com uma alta quantidade de umidade deve seguir influenciando as condições do tempo sobre o litoral do Sul do Brasil, favorecendo a presença de muitas nuvens nesse setor, além disso, não descarta-se pancadas isoladas de chuva de fraca intensidade nas partes sul e sudeste do estado do RS, leste de SC( englobando a grande Florianópolis, o vale do Itajaí e parte da serra catarinense)  e a região litorânea do Pr. As temperaturas mínimas e máximas médias variam entre 17 e 18ºC durante o amanhecer e durante a tarde ficam entre os 26/27ºC.

A tendência para o meio da semana, é que entre quarta e sexta-feira, ocorra um maior aquecimento superficial nos estados do Sul do Brasil, devido a atuação de um sistema de alta pressão sobre o Atlântico Sul que contribuirá para o forte calor, acarretando na diminuição da nebulosidade. Este aquecimento favorecerá o aumento das temperaturas mínimas e máximas médias, as quais ficarão entorno dos 22 e 23ºC durante o amanhecer e durante a tarde entre os 36/37ºC, com marcas pontualmente maiores (veja as figuras 2, 3, 4 com as temperaturas máximas esperadas para os próximos dias).

Figura 2: Temperatura Máxima esperada para quarta-feira pelo modelo ICON/DWD
Figura 3: Temperatura Máxima esperada para quinta-feira pelo modelo ICON/DWD
Figura 4: Temperatura Máxima esperada para sexta-feira pelo modelo ICON/DWD

Já a partir da madrugada de sexta-feira para sábado, em função da passagem de uma nova frente fria por todo estado do Rio Grande do Sul, teremos a formação de novas áreas de instabilidade que podem favorecer acumulados entre 30 a 50 mm, não descartando possíveis acumulados superiores a 50 mm em alguns pontos mais isolados. Acompanhe as próximas atualizações no nosso site: www.sigmameteorologia.com

-70%

SIGMA BLACK

a partir de 4,90/mês

Siga -nos
Caleb Farias
Caleb Farias

Meteorologista