por Fernando Rafael | em Previsão | 27/01/2021 10:14

O sistema de baixa pressão que atua sobre o RS e UY se formou com menos intensidade e mais desorganizado que o previsto pelos modelos meteorológicos inicialmente. Por esse motivo, as instabilidades previstas também estão ocorrendo com menos intensidade

Imagem de satélite do canal visível mostrava uma espessa camada de nuvens (indicado pelos tons brancos) sobre trechos do Sul do Brasil na manhã de hoje. Os pontos amarelos indicam a presença de descargas elétricas atmosféricas.

A manhã desta quarta-feira começa com tempo instável e com uma grande quantidade de nebulosidade (nuvens) sobre diferentes regiões do RS e do centro/oeste dos estados de Santa Catarina e Paraná. As chuvas, no entanto, apesar estarem ocorrendo em vários trechos, estão muito mais fracas e desorganizadas do que o previsto para algumas áreas do RS, sobretudo o Sul gaúcho, Campanha e Fronteira Oeste e nos departamentos uruguaios próximos ao RS, reflexo do sistema de baixa pressão mais fraco e desorganizado do que fora previsto pela modelagem meteorológica nos últimos dias.

Na análise da Sigma Meteorologia segue a condição para pancadas isoladas de chuva acompanhada de trovoadas, no Oeste, Sul, Centro e Campanha e em departamentos do Uruguai próximos a divisa com o RS. Apesar da diminuição dos volumes previstos anteriormente, ainda existe potencial para volumes mais expressivos, porém de maneira mais pontual. No Norte, Noroeste, Nordeste e Leste do RS, as pancadas isoladas de chuva com trovoadas ocorrem, sobretudo a partir do período da tarde. O risco de temporais isolados está mantido, principalmente nestas áreas mencionadas por ultimo (Norte, Nordeste, Noroeste e Leste) já que deve esquentar nestas áreas antes da chegada das instabilidades. Em Santa Catarina e na metade leste do Paraná, a quarta-feira deve ser típica de verão, com sol, calor e condição para pancadas localizadas de chuva com trovoadas, especialmente entre a tarde e noite. Também há risco para temporais isolados por causa das temperaturas mais elevadas. No Paraná, neste momento, uma Linha de Instabilidade  (LI) avança de oeste para leste favorecendo condição para chuva e tempestades isoladas pelo interior do estado.

Mosaico de radares meteorológicos mostrava chuva fraca/moderada em algumas regiões do RS e uma Linha de Instabilidade (LI) com potencial para causar temporais no centro/oeste do Paraná na manhã de hoje.

OBSERVAÇÃO: Modelos meteorológicos são ferramentas utilizadas pelos meteorologistas para elaboração de análises e prognósticos (previsão) do tempo. De forma geral, conseguem simular com boa assertividade as condições de tempo futura nas regiões de latitudes médias e subtrópicos. No entanto, pode acontecer de encontrar dificuldades, como é o caso deste sistema de baixa pressão, impondo dificuldades aos meteorologistas. Por esse motivo é importante estarem sempre atentos as atualizações das condições de tempo.

Mosaico Sigma Meteorologia: rodada de hoje dos modelos para projeção de precipitação acumulada ao longo desta quarta e ainda na quinta-feira (28/01).
Multi-Models Sigma: projeção média de precipitação acumulada (mm) hoje.
Multi-Models Sigma: projeção média de precipitação acumulada (mm) amanhã.
Siga -nos
Sigma Meteorologia
Sigma Meteorologia