por Fernando Rafael | em Previsão | 06/12/2020 14:29

Áreas do leste dos três estados do Sul do Brasil são as regiões que apresentam maior potencial para acumulados mais expressivos de chuva

Imagem de satélite (canal visível) do início da tarde deste domingo mostrava uma grande quantidade de nuvens (camada espessa) e que provocavam chuva em trechos do litoral gaúcho, catarinense e paranaense.

A massa de ar frio e seca, associada a um sistema de alta pressão atmosférica, que se aproximou pela costa sudeste do Oceano Atlântico na altura do Uruguai e do RS entre sexta e sábado, trazendo marcas de até 8°C no amanhecer de ontem no Sul gaúcho, já está se afastando para alto mar ao longo deste domingo (06/12). Esse sistema, associado ao giro anti-horário dos ventos, favorece o transporte de ar mais úmido para o continente, neste caso, o Sul do Brasil nos próximos dias, especialmente entre hoje e a próxima terça-feira. Concomitantemente, a formação de uma área alongada de baixa pressão atmosférica (cavado) com orientação de noroeste/sudeste (invertido) sobre o Sul do Brasil, fortalece os movimentos de convergência dos ventos mais quentes do interior do continente com o ar mais frio e úmido proveniente do oceano, contribuindo para a formação de nuvens de chuva sobre trechos da faixa Leste dos três estados dessa extensa região.

Já chove de fraco/moderada intensidade em várias áreas dos litorais e em regiões próximas a região serrana do RS, SC e do PR. Essa condição não só seguirá nas próximas horas, como ao longo desta segunda e ainda durante a semana, em menor intensidade. As chuvas devem ser potencializadas pela forçante orográfica (relevo) que é um mecanismo geográfico e físico, que contribui para a formação de nuvens e por consequência de chuva, nessas situações. Há uma certa divergência com relação aos volumes de chuva e as áreas mais atingidas, mas de qualquer maneira, não descarta-se que pontualmente os volumes de chuva possam ser expressivos, capazes de gerar alagamentos, transbordamento de arroios e córregos, queda de barreiras e transtornos pontuais. 

No Rio Grande do Sul, toda faixa leste e litoral, com atenção especial a regiões próximas a Lagoa dos Patos e Mirim (Costa Doce) e ao Oceano Atlântico, incluindo trechos da região dos Vales, Grande Porto Alegre e do Litoral Norte e Sul, estarão propícios a episódios de chuva fraca a moderada, por vezes forte e com significativo acumulado no decorrer desta segunda-feira. Em alguns pontos dessa região, a chuva mais forte poderia vir acompanhada inclusive de rajadas de vento entre 50/70 km/h. Em Santa Catarina e no Paraná, a situação será semelhante ao longo da faixa leste, incluindo regiões como o Litoral Sul, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí, além de trechos de encostas e bordas de Serra, Litoral  e faixa leste Paranaense, incluindo a região de Paranaguá e da Grande Curitiba. 

Observação: Em função da característica desse evento de instabilidade, a Sigma Meteorologia destaca que mesmo granizo de pequeno diâmetro não poderia ser descartado de maneira muito isolada em pontos das regiões anteriormente citadas neste texto. 

Abaixo, você confere em mapas, os acumulados de chuva por período e totais previstos pela média de diferentes modelos de previsão do tempo e a previsão determinística e por ensemble individual de alguns deles. Esses e muitos outros mapas (com exceção do modelo determinístico e ensemble de curto prazo do ECMWF), você pode acessar no momento e para região que desejar na plataforma de assinantes que está com uma SUPER PROMOÇÃO

Chuva acumulada prevista entre esse domingo e a noite da próxima terça-feira pelo modelo regional WRF com resolução espacial de 5 km com destaque para os principais rios.
Precipitação acumulada (mm) por diferentes modelos de previsão do tempo entre hoje e a noite da próxima quarta-feira.
Chuva acumulada (mm) entre esse domingo e a noite da próxima terça-feira  projetada pelo modelo (A) determinístico e em (B) ensemble do modelo ECMWF. Fonte: WeatherBell.
Precipitação acumulada por período pela média de diferentes modelos de previsão do tempo. 
-70%

SIGMA BLACK

a partir de 4,90/mês

Siga -nos
Fernando Rafael
Fernando Rafael

Meteorologista