por Fernando Rafael | em Previsão | 25/11/2020 12:05

Em Uruguaiana na Fronteira Oeste, as fortes rajadas de vento causaram alguns destelhamentos e tombamento de árvores

Enquanto centenas de municípios do RS enfrentam uma jornada muito quente com temperaturas de até 39°C antes mesmo do 12h (como é o caso de São Borja), as nuvens de maior desenvolvimento vertical associadas a presença de um cavado (sistema de baixa pressão atmosférica) no interior do continente e da aproximação de uma frente fria pelo leste do Uruguai e Rio Grande do Sul, já avançam pela Fronteira sudoeste do estado, próximo da tríplice fronteira, na região de Barra do Quaraí, Quaraí e Uruguaiana, provocando chuva acompanhada de trovoadas e rajadas de vento entre 60 e 80 km/h (pontualmente mais altas). Na imagem do canal 2 do satélite Goes-16, é possível observar o avanço da banda de nebulosidade (nuvens) em tons brancos associadas ao sistema precipitante, presente no final da manhã de hoje entre as Províncias Argentinas de Entre Ríos, Corrientes e Santa Fé, departamentos Uruguaios de Artigas e Salto, que fazem divisa com o RS. Os pontos amarelos indicam a presença de descargas elétricas atmosféricas.

Imagem de satélite mostra avanço de nuvens e de chuva sobre áreas da tríplice fronteira (11h10min)

Outra imagem de satélite do canal 13, que estima a temperatura do topo das nuvens de tempestade, igualmente mostra a presença de tormentas e raios sobre a região. 

Nas próximas horas, essas nuvens que provocam chuva nessas áreas na região de Fronteira do RS com o Uruguai, devem desenvolver uma “piscina de ar frio”, nada mais do que um ar mais frio associado as correntes de vento de dentro da nuvem de tempestade e que chegam à superfície através da chuva, resfriando regiões próximas. Esse “ar mais frio” no entanto, ao encontrar um ar muito aquecido à frente, deve desencadear processos turbulentos, na forma de rajadas de vento, algumas fortes, que devem alcançar até a noite ao menos parte do território gaúcho, como sugerem muitos modelos de previsão do tempo. Essa “viração de vento”, no entanto, inicialmente não virá acompanhada de chuva em muitos locais. De maneira geral, são aguardadas rajadas de vento entre 60/80 km/h. Entretanto, em alguns pontos, em função do intenso aquecimento com valores de até 38°C/40°C (pontualmente superiores), os ventos podem ser ainda mais intensos. Além disso, não se descarta precipitações de granizo de maneira muito localizada, inicialmente em pontos da Fronteira com o Uruguai e Argentina e posteriormente, ao longo da quinta-feira pelo RS. 

Em Uruguaiana, no final da manhã de hoje, a Frente de Rajada associada as instabilidades, causaram fortes rajadas de vento e transtornos (Veja abaixo):

Até o fechamento desta matéria, ainda não havia informações da intensidade dos ventos na cidade, medidas por uma estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Mais detalhes você confere em: Calorão de 40°C antecede período prolongado de instabilidade e temporais 

Transtornos em Uruguaiana, foto enviada por Sonia Silva.
Transtornos em Uruguaiana, foto enviada por Sonia Silva.
Transtornos em Uruguaiana, foto enviada por Sonia Silva.
-70%

SIGMA BLACK

a partir de 4,90/mês

Siga -nos
Fernando Rafael
Fernando Rafael

Meteorologista