por Fernando Rafael | em Previsão | 27/11/2020 22:35

No sábado, a chuva e os temporais devem se concentrar entre o Uruguai, Argentina e o Rio Grande do Sul

Temporais no último dia 18/11 em Villa Sara, no departamento de Treinta Y Tres no Uruguai. Créditos: Gabriela Costa.

O final de semana deve ser de tempo instável em parte do Sul do Brasil e Uruguai. No sábado, a influência inicialmente de um cavado (área alongada de baixa pressão atmosférica) e posteriormente de uma frente fria, favorece condição para chuva com trovoadas no RS de forma geral, assim como em parte de SC (Oeste, Sul, Meio Oeste, Planalto Norte e Alto Vale) e em diferentes departamentos Uruguaios.

Há risco para tempestades de forma isolada acompanhada de ventos intensos e queda de granizo. Em alguns pontos o vento e o granizo podem ser destrutivos. Embora as condições para chuva e temporais sejam maiores no decorrer do dia, não se descarta a formação de instabilidades já no período da madrugada, sobretudo em pontos da Fronteira Oeste do RS (que fazem divisa com o Uruguai e Argentina). Apesar da chuva, o sol aparece em diferentes pontos do estado em alguns momentos do dia, principalmente nas áreas da metade norte, favorecendo uma elevação da temperatura e sensação de abafamento, o que potencializa a condição para instabilidade.

Projeção de densidade de raios (descargas elétricas) para o sábado (28/11) à noite. 

A partir do domingo (29), a formação de um novo sistema frontal entre a costa do RS e do Uruguai deverá auxiliar em uma nova perspectiva convectiva entre a madrugada e a primeira parte do dia sobre áreas da metade sul do RS, onde pode haver novos temporais acompanhados de descargas elétricas (raios). Na segunda metade do domingo, a frente fria deve avançar gradativamente pelo RS e as áreas de instabilidades ficam mais restritas a metade norte gaúcha, onde os temporais podem ocorrer de maneira isolada com maior potencial para risco de queda de granizo isolado em áreas de serra e da faixa leste do RS.

Projeção de refletividade (intensidade da chuva e instabilidade) ao longo do sábado, domingo e início da madrugada da próxima segunda-feira (30/11) do modelo regional WRF com resolução espacial de 5 km.
Mosaico da Sigma Meteorologia com a previsão de precipitação acumulada nas próximas 72h de diferentes modelos meteorológicos.
Precipitação acumulada nas próximas 72h do modelo ECMWF, fonte: Windy.
-70%

SIGMA BLACK

a partir de 4,90/mês

Siga -nos
Fernando Rafael
Fernando Rafael

Meteorologista