por Fernando Rafael | em Previsão | 12/12/2020 02:08

O avanço de uma frente fria pela costa do Rio Grande do Sul e Uruguai, somado a grande disponibilidade de ar quente sobre a região, favorecem a formação e organização de fortes áreas de instabilidade neste momento em departamentos do norte e nordeste do Uruguai, próximo a divisa com o Rio Grande do Sul (veja a imagem de satélite abaixo).

Imagem de satélite (canal Infravermelho): os pontos amarelos e vermelhos indicam a presença de nuvens de grande desenvolvimento vertical e os pontos brancos, descargas elétricas atmosféricas. 
Descargas elétricas atmosféricas (raios) indicados pelos pontos vermelhos (nos últimos 20 minutos).

Mais cedo, uma intensa célula de tempestade com característica de “Bow Echo”, ou simplesmente uma intensa tempestade com características de arco, provocou vendavais destrutivos e granizo de variado tamanho, acarretando em transtornos e prejuízos especialmente no interior dos municípios de Herval e Pedras Altas e em segundo momento, de Pedro Osório e Cerrito, no sul gaúcho. 

Ao longo dessa madrugada, toda região de Fronteira do RS com o Uruguai deve ficar sob estado de atenção, haja vista que esses temporais agora no Uruguai podem atingir alguns municípios próximos a fronteira, especialmente em partes do Oeste, Campanha e Metade Sul gaúcha. Há elevado risco para fortes rajadas de vento, chuva acompanhada de intensa atividade elétrica (raios) e até granizo de variado tamanho, podendo causar prejuízos, de maneira muito isolada em pontos das regiões anteriormente citadas.  

Temporais (indicados pelas cores vermelhas) em áreas de divisa do Uruguai com o Rio Grande do Sul. Fonte: REDEMET. 
-70%

SIGMA BLACK

a partir de 4,90/mês

Siga -nos
Fernando Rafael
Fernando Rafael

Meteorologista