por Sigma Meteorologia | em Previsão | 17/08/2021 13:40

Instabilidade deve se concentrar em áreas da Metade Sul gaúcha e Fronteira com o Uruguai. Temperaturas devem superar os 35°C em várias regiões e se estendem por SC e PR

Modelo Europeu (ECWMF) projeta temperaturas muito acima da média para a época nos próximos 7 dias no Sul do Brasil. No final do mês, uma intensa massa de ar frio pode avançar sobre a região.

A semana começou com a formação de nevoeiros, maior cobertura de nebulosidade e temperaturas amenas em áreas do centro/sul e leste do estado, ao passo que a metade norte, já sob atuação de ar mais quente, tem apresentado menor quantidade de nuvens com o predomínio de sol e temperaturas mais altas. Nesta terça-feira, as temperaturas alcançaram os ….

A instabilidade, no entanto, deve retornar a parte do estado a partir do final do dia e ao longo da quarta-feira, principalmente entre a madrugada e parte da tarde. A presença de perturbações no escoamento dos ventos em diferentes níveis da atmosfera e o intenso Jato de Baixos Níveis (JBN) direcionando ar quente de origem tropical para o estado deve favorecer a formação de nuvens de tempestade em pontos localizados do território gaúcho, principalmente do centro/sul, leste e Campanha, incluindo áreas da Costa Doce. No entanto, outras regiões do estado também podem ter instabilidade localizada e passageira, e que será precedida por aberturas de sol e intenso aquecimento. Em áreas próximas a Argentina e SC, não há risco de chuva e o tempo deve ficar firme. 

Os volumes de chuva devem ser muito irregulares e no geral muito baixos, mesmo na metade sul e leste do estado, onde a condição para instabilidade é maior. Como haverá condição para temporais localizados, alguns pontos até poderão ter altos acumulados de chuva em curto período de tempo, ao passo que áreas próximas, muito pouco ou nada. A Sigma destaca a possibilidade de temporais com intensa atividade elétrica atmosférica (raios) acompanhados de precipitação de granizo e eventualmente, fortes rajadas de vento. 

O sistema convectivo, que é um aglomerado de nuvens de maior desenvolvimento vertical, deve se deslocar para o Oceano Atlântico a partir da tarde e por isso, espera-se condições de melhoria mesmo nas regiões onde tiver chuva, sobretudo à tarde. No entanto, nas áreas do leste do estado, o calor ainda deve ser sutil e só deve se intensificar na quinta-feira.

Volumes de chuva projetados por diferentes modelos de previsão do tempo para essa quarta-feira (18/08).
Volumes de chuva projetados pelo modelo ECWMF para essa quarta-feira (18/08).
Volumes de chuva (mm) projetados por diferentes modelos meteorológicos entre amanhã e o próximo domingo (22/08).
Volumes de chuva (mm) projetados pelo modelo ECWMF entre amanhã e o próximo domingo (22/08).

Na quinta-feira, o transporte de ar quente se intensifica sobre o estado. A madrugada será de temperaturas muito altas para época em diferentes regiões e o dia terá o predomínio de sol, contribuindo para rápida elevação das temperaturas que podem passar dos 35°C em algumas regiões, principalmente do oeste, noroeste e região dos Vales. Os ventos devem soprar do quadrante norte com rajadas que podem ser fortes (>70/80 km/h) em alguns pontos. Em função da potência da massa de ar quente, mesmo recordes de calor para o mês de Agosto não são descartados em alguns municípios. 

Na sexta-feira haverá mudança nas condições do tempo. A madrugada ainda deve ser muito quente para época com o predomínio de ventos do quadrante norte, especialmente em áreas do centro/norte do estado. Por outro lado, a aproximação de uma nova frente fria pela fronteira com o Uruguai já a partir da noite de quinta e madrugada de sexta, deve favorecer o declínio das temperaturas com a ocorrência de pancadas de chuva acompanhada de trovoadas, além de fortes rajadas de vento e eventual precipitação de granizo. A troca de massas de ar deve ocorrer ao longo do dia no estado e por isso, aumenta-se as condições para vendavais nas demais regiões, conforme a frente fria se desloca sobre o estado. No final de semana, a instabilidade com condição para temporais seguiria atuando sobre algumas regiões. Em SC e no PR, o tempo deve seguir firme no período, com a permanência de temperaturas muito altas para a época. 

Gif: Temperaturas projetadas pelo modelo Cosmo/INMET nos próximos dias.
Gif: Temperaturas projetadas pelo modelo alemão ICON nos próximos dias.
Temperaturas máximas previstas para a tarde desta terça-feira pelo modelo Cosmo/INMET.
Temperaturas máximas previstas para a tarde de quarta-feira pelo modelo Cosmo/INMET.
Temperaturas máximas previstas para a tarde de quinta-feira pelo modelo Cosmo/INMET.
Temperaturas máximas previstas para a tarde de sexta-feira pelo modelo Cosmo/INMET.
Temperaturas mínimas previstas para o amanhecer de sábado pelo modelo Cosmo/INMET.
Temperaturas mínimas previstas para o amanhecer de domingo pelo modelo Cosmo/INMET.
Siga -nos
Sigma Meteorologia
Sigma Meteorologia

Empresa de Meteorologia