por Sigma Meteorologia | em Previsão | 02/05/2021 13:22

Semana deve exigir cuidados pela grande variação térmica e será típica de estação de transição. Chuva deve se concentrar entre o Uruguai e o RS

Após uma sequência de dias de tempo firme com o predomínio de um sistema de alta pressão atmosférica que garantiu estabilidade atmosférica com ar seco e maior resfriamento nas noites e madrugadas, as condições do tempo voltam a mudar no Cone Sul. Na semana que se passou, áreas do RS, SC e do sul do PR experimentaram jornadas frias com temperaturas negativas em alguns pontos. No Rio Grande do Sul, Vacaria registrou -3,3°C e Pinheiro Machado, na Serra do Sudeste, anotou três marcas negativas consecutivas. Em Santa Catarina, no último dia 29/04, Vargem Bonita registrou -5,2°C e General Carneiro no PR, -1,5°C. 

O afastamento da massa de ar frio para o Oceano Atlântico e a intensificação da massa de ar quente no interior do Continente, já refletem na elevação das temperaturas. Na tarde desse domingo, as temperaturas já devem ficar entre 25°C e 30°C na maior parte do Sul do Brasil e há condição para chuvas isoladas entre SC e o PR. No início da semana, o fluxo de ar quente de origem tropical se intensifica e as temperaturas seguirão em elevação. No RS, várias cidades de diferentes regiões terão marcas próximas dos 30°C na tarde desta segunda-feira (03/04) e algumas da região dos Vales e Oeste podem se aproximar dos 33°C/34°C. Ao longo do dia, o avanço de uma nova frente fria pelo sul, deve trazer instabilidade com chuva e temporais localizados para diferentes departamentos do Uruguai. 

Entre o final do dia e a madrugada da terça-feira, o sistema deve alcançar áreas de fronteira do Uruguai com o Rio Grande do Sul, trazendo rápida mudança de tempo com chuva acompanhada de trovoadas e temporais isolados. No decorrer da terça-feira, o sistema deve seguir rumando para norte/nordeste, impondo mudanças nas condições do tempo de maneira gradativa nas demais regiões do estado. A chuva deve vir acompanhada de rajadas de vento do quadrante sul entre 50/70 km/h na maioria das áreas. Com o avanço do ar frio de origem polar, espera-se rápido declínio das temperaturas ao longo do dia, especialmente em áreas do centro/sul gaúcho.

Na quarta-feira, a interação da frente fria que estará na altura da costa do Sul do Brasil com um cavado (sistema alongado de baixa pressão atmosférica) no interior do continente, deve reforçar as áreas de instabilidade com chuva acompanhada de trovoadas e temporais isolados em áreas do centro/norte/noroeste e nordeste do RS, incluindo a Capital e Serra. Em trechos de SC e do PR, a instabilidade tende a ser mais localizada e ocorrer no final do dia. Na quinta-feira, ainda haverá condição para chuvas isoladas em áreas do nordeste do RS e principalmente de SC e do PR. Ao longo do dia, o ar seco associado a massa de ar polar avança e espera-se o retorno do tempo firme para grande parte do RS já na primeira metade do dia e para SC e PR na segunda metade do dia.

ESPECIAL: DESTAQUES DA SEMANA 03-09/05

CHUVA: Esse episódio de instabilidade promete trazer chuva mais volumosa para várias áreas do RS do que os últimos, entretanto, nem todas as regiões do estado terão chuvas volumosas. É o caso do extremo norte do estado, de acordo com as últimas projeções. Pelo fato da instabilidade ficar concentrada entre o Uruguai e o RS, Santa Catarina e principalmente o Paraná terão pouca chuva e mal distribuída. No norte do Paraná, sequer deve chover.

FRIO: O sistema de alta pressão atmosférica que deve ficar centralizado entre a Argentina, Uruguai e metade sul do RS entre a próxima quarta-feira e sábado deve impor uma nova jornada de muito frio à várias regiões, que devem registrar as menores temperaturas durante o dia (diurnas) do ano até o momento. As tardes devem ser muito frias, começando por algumas regiões do RS e sucedendo-se para as demais áreas do Sul do Brasil no decorrer da segunda metade da semana. Com o avanço do ar frio e seco de origem polar a partir de quinta-feira, novos episódios de geada bem como temperaturas abaixo de zero devem ocorrer em áreas do Sul do país, especialmente em áreas de fundo de vale e baixada do RS e SC.

Precipitação média (mm) aguardada para a próxima semana.
Temperaturas projetadas para o início da tarde deste domingo pelo modelo WRF.
Temperaturas projetadas para a tarde de segunda-feira (03/05) pelo modelo WRF.
Temperaturas projetadas para a tarde de terça-feira (04/05) pelo modelo WRF. Destaque para o frio em áreas do sul gaúcho e fronteira com o Uruguai.
Temperaturas projetadas para a manhã de quarta-feira (05/05) pelo modelo GFS.
Temperaturas projetadas para a tarde de quarta-feira (05/05) pelo modelo GFS.
Temperaturas projetadas para a manhã de quinta-feira (06/05) pelo modelo GFS.
Temperaturas projetadas para a tarde de quinta-feira (06/05) pelo modelo GFS.
Temperaturas projetadas para a manhã de sexta-feira (07/05) pelo modelo GFS.
Temperaturas projetadas para a manhã de sábado (08/05) pelo modelo GFS.
Siga -nos
Sigma Meteorologia
Sigma Meteorologia

Empresa de Meteorologia