por Sigma Meteorologia | em Previsão | 14/06/2021 13:40

Período terá menos chuva e mais frio do que a primeira metade do mês, especialmente entre a Argentina, Uruguai e RS. Mudança do padrão já começa a partir desta terça-feira (15/06) pelo RS

Campo de anomalia da temperatura no nível de 850 hPa (1500 metros de altitude) do modelo norte-americano GFS mostra a intrusão de ar frio de origem polar sobre áreas do Cone Sul ao longo dos próximos 7 dias.

A incursão de ar frio dos próximos dias também pode ser chamada de “reforço de ar frio”, uma vez que o Sul do Brasil já está nos últimos dias sob atuação de uma massa de ar frio, o que vem proporcionando baixas temperaturas entre as noites e madrugadas, em função da característica mais seca do sistema de alta pressão. À tarde, no entanto, as temperaturas tem estado acima da média. 

Uma frente fria que já avançava por áreas da Argentina e do Uruguai na tarde desta segunda-feira e que deve alcançar áreas de fronteira com o RS até a noite de hoje deve trazer pouca ou nada de chuva (sem risco de temporais) para a maior parte do estado ao longo da terça-feira (15/06). Mas o sistema que deve alcançar ainda a costa de SC, PR e do Sudeste do Brasil, favorecendo chuva fraca nos dias posteriores, deve marcar o início de um período mais frio com temperaturas mais baixas, típicas de inverno. 

Logo atrás do sistema frontal frio (frente fria), a aproximação de um extenso sistema de alta pressão atmosférica (massa de ar polar) que estará centrada sobre a Argentina deve advectar (transportar) ar muito frio sobre uma extensa área, alcançando áreas do Sul do Brasil já a partir da terça-feira e principalmente na quarta-feira (16/05). O sistema que seguirá atuando sobre a Argentina, Uruguai e por parte do Sul do Brasil ao longo da semana será marcado por proporcionar jornadas diurnas frias, até então ainda não observadas neste ano. A maior cobertura de nuvens sob atuação de ar muito frio deve reforçar a sensação de frio mesmo durante o período da tarde, especialmente em áreas de maior altitude do sul e do norte/nordeste gaúcho e de SC e do PR, incluindo os Planaltos Sul e Norte, onde as temperaturas a tarde devem ficarem próximas ou inferiores aos 10°C, em alguns pontos, dos 5/7°C. A maior quantidade de nuvens, no entanto, pode dificultar a ocorrência de temperaturas muito baixas (negativas) em muitas áreas entre as noites e madrugadas em pelo menos parte do período, já observadas este ano. 

Entre sexta e sábado, a formação de um cavado invertido em superfície sobre parte do Sul do Brasil, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil poderia trazer um cenário mais favorável a chuvas em algumas regiões, inclusive com condição para temporais muito isolados, sobretudo em áreas do PR, MS, SP e RJ. Na maior parte do Sul do Brasil, incluindo as três capitais, não haveria risco de temporais. Entretanto, no período, não se esperam grandes volumes de chuva. Em áreas do oeste e sul do RS, por exemplo, apesar do céu mais nublado, a chuva se ocorrer será fraca e isolada. 

Após esse período, um novo reforço de ar frio pode alcançar áreas do Sul do Brasil, reforçando a condição de frio e de menores temperaturas, o que é uma característica comum da época que marca o começo do inverno. A grande maioria dos modelos meteorológicos sinalizam episódios de chuva menos frequentes em áreas da Argentina, Uruguai e em pelo menos parte do Sul do Brasil no restante do mês, com a passagem de frentes frias que causam menos precipitação e são rapidamente precedidas pela incursão de ar mais seco e frio de origem polar.

Em gif animado, você confere as temperaturas projetadas para os próximos dias pelo modelo WRF com resolução espacial de 12 km.

PROJEÇÃO DE CHUVA

Chuva acumulada (mm) nos próximos 7 dias projetado por diferentes modelos ensemble e determinísticos de previsão do tempo. 
Anomalia de acumulada (mm) nos próximos 7 dias projetado por diferentes modelos ensemble e determinísticos de previsão do tempo. 
Anomalia de precipitação (1 polegada = 25,4 mm) entre 20 e 27/06 projetada pelo modelo ECMWF. Anomalia positiva entre SC e PR e negativa entre o Uruguai e RS. 
Siga -nos
Sigma Meteorologia
Sigma Meteorologia

Empresa de Meteorologia