por Sigma Meteorologia | em Previsão | 16/03/2021 19:43

Conforme adiantava a Sigma Meteorologia nos últimos dias, a chuva já retorna a algumas áreas do RS. Após uma tarde de muito calor e intensa sensação de abafamento em diferentes regiões do Sul do país, com marcas próximas dos 37°C/38°C em algumas regiões do RS, áreas de instabilidade associadas a propagação de um conglomerado de nuvens de tempestade, também denominado SCM (Sistema Convectivo de Mesoescala) já atuam neste momento sobre áreas da Campanha e Fronteira Oeste em direção ao centro, sul e noroeste gaúcho, onde provocam chuva por vezes torrencial acompanhada de descargas elétricas e rajadas de vento, além de granizo ocasional. Em Paso de los Libres/Argentina, cidade próxima a Uruguaiana/RS, o aeroporto anotou rajadas de vento de até 109 km/h. Em Uruguaiana, o Aeroporto Internacional Rubem Berta anotou ventos de até 100 km/h. Em São Borja, as rajadas de vento se aproximaram dos 87 km/h. E a área com chuva e temporais localizados segue se propagando para as demais áreas do RS entre a noite de hoje e a próxima madrugada atingindo os demais setores deste estado. 

Embora as projeções apontem para uma desorganização do sistema no decorrer da noite de hoje ao avançar para norte, leste e nordeste, sobretudo em trechos do centro/norte do RS, igualmente há risco de temporais, assim como em Santa Catarina e no Paraná entre o final desta terça e ao longo de quarta-feira. Na Grande Porto Alegre e Serra/RS por exemplo, apesar da condição para vendavais ser menor do que no interior do estado, também há condição para temporais isolados. A formação de uma nova frente fria sobre a faixa leste do RS e Uruguai e posterior deslocamento pela faixa leste do sul do país pelo Oceano Atlântico, deve reforçar as instabilidades em trechos do Sul do país e do MS ao longo da quarta e ainda entre SC, PR, SP e MS na quinta-feira. Há condição para temporais isoladamente fortes nas próximas horas e ao longo da quarta-feira em diferentes regiões, com condição para chuvas pontualmente fortes acompanhadas de raios, além de fortes rajadas de vento e eventual precipitação de granizo. As precipitações em maior volume, no entanto, tendem a ser muito localizadas e não generalizadas com volumes de chuva mal distribuídos e de baixo acumulado em muitas regiões. Veja mais informações em nosso último alerta no canal do Youtube.

Temperaturas máximas e rajadas de vento observadas por estações meteorológicas automáticas (exceto Aeroportos) até as 19h30 minutos desta terça-feira (16/03). Dados disponíveis a qualquer momento para consulta aos assinantes da plataforma Sigma Web.

 

Siga -nos
Sigma Meteorologia
Sigma Meteorologia

Empresa de Meteorologia