por Fernando Rafael | em Previsão | 24/01/2021 11:50

Sistema se intensificaria entre o final da próxima terça e o início da quinta-feira causando chuva volumosa e temporais 

Essa semana ainda não terminou mas os olhares já se voltam para as condições do tempo da próxima. Depois de uma jornada marcada por chuva persistente e volumosa e que causou transtornos em áreas de Santa Catarina e do Paraná, na próxima semana, um sistema de baixa pressão atmosférica associada a formação de um Ciclone Extratropical deve se aprofundar entre a Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul, mais precisamente entre o final de terça (26/01) e o início da quinta-feira (28/01). Associado a intensificação do centro de baixa pressão, uma nova frente fria deve se formar, mas rapidamente deve se deslocar para o Oceano Atlântico, acompanhando o posterior afastamento do Ciclone. 

Alguns modelos, não todos sugerem esse cenário, mas na análise da Sigma Meteorologia, apesar da existência de divergência de intensidade, as áreas de divisa e próximas a ela entre o RS e o Uruguai e em alguns trechos com a Argentina, incluindo a Fronteira do RS com o Uruguai, Campanha, Metade Sul e Fronteira Oeste (RS) e departamentos do norte, noroeste e nordeste (UY) devem ser as que receberão os maiores volumes de chuva, em alguns pontos em curto período de tempo e estarão mais propensas a ter episódios pontuais de temporais com vento forte e até granizo. Apesar disso, as instabilidades associadas a formação da frente fria devem avançar pelo Sul do Brasil, podendo causar novos temporais pontuais nas demais áreas do RS, SC e PR entre quarta e quinta-feira. 

A intensificação do transporte de ar quente e úmido para a região associado ao Jato de Baixos Níveis (JBN) e o ambiente atmosférico muito instável com a presença de pertubações como cavados em níveis superiores devem contribuir para a formação das áreas de instabilidade. A Sigma Meteorologia seguirá acompanhando a situação de perto e deve lançar ao longo dos próximos dias, novas atualizações em seus canais de comunicação.

Domingo e início da próxima semana

A massa de ar quente segue proporcionando uma jornada de muito calor no Uruguai com marcas a tarde entre 32°C e 35°C na maioria das áreas. Em áreas do sul, sudoeste e do oeste do país, no entanto, faz ainda mais calor, com marcas entre 36°C e 38°C ou ligeiramente superior neste domingo e principalmente entre segunda e terça-feira. No Sul do Brasil, faz mais calor em áreas do oeste, sul e centro do RS, incluindo Porto Alegre e Grande Porto Alegre, com temperaturas na maioria dessas áreas entre 33°C e 35°C, embora alguns pontos possam registrar temperaturas entre 35°C e 37°C ou ligeiramente superior no período. 

Nas demais áreas, em função da maior cobertura de nuvens e das chuvas, as temperaturas ficam mais amenas. No período, o prolongamento de um sistema de baixa pressão atmosférica em superfície (cavado) do interior do continente em direção ao Sul do Brasil, somado ao calor em superfície, devem contribuir para a formação de nuvens de chuva e temporais isolados de verão na grande maioria das áreas, preferencialmente entre o início da tarde e o começo da noite, especialmente entre o centro/norte do RS, SC e o PR. Em alguns desses pontos, a chuva tende a ser inclusive volumosa (veja os mapas). No Uruguai, a condição para chuvas e tormentas de verão é maior na terça-feira.

Confira alguns mapas dessa projeção:

Mosaico Sigma: Projeção de precipitação acumulada (mm) até a noite da próxima quinta-feira (28/01).
Projeção de precipitação média acumulada (mm) até a noite da próxima quinta-feira (28/01) por 95 membros de previsão.
Projeção acumulada (mm) média por período (a cada 24h) durante os próximos dias.
Campo de pressão atmosférica + precipitação a cada 3h do modelo alemão ICON projeta intensificação de um centro de baixa pressão atmosférica com chuva volumosa.
Projeção do modelo alemão ICON para Rajada de vento a 10 m durante a passagem do centro de baixa pressão pela Fronteira Brasil/UY.
Siga -nos
Fernando Rafael
Fernando Rafael

Meteorologista