por Fernando Rafael | em Previsão | 08/01/2021 11:54

Umidade Relativa do Ar deve ficar entre 20% e 30% com valores pontualmente inferiores em várias regiões entre hoje e sábado

Entardecer de ontem em Camaquã por Angelita Fischer.

Uma frente fria avançou por parte do Sul do Brasil ao longo de ontem e apesar de provocar chuvas muito irregulares somente em áreas do extremo norte e do nordeste do RS, incluindo pontos dos Vales, Serra e Litoral Norte, contribuiu para chuvas em várias pontos de Santa Catarina e do Paraná, onde temporais localizados provocaram aguaceiros e transtornos pontuais como em Jaraguá do Sul/SC, onde em menos de 1h caíram mais de 50 mm.

E como de costume, um sistema de alta pressão atmosférica de fraca intensidade com pressão central de 1015 hPa, também denominado anticiclone pelos Meteorologistas, avançou na retaguarda da frente fria, por áreas do Uruguai e RS. E esse sistema, caracterizado por conter ar mais seco e estável, contribuiu para o predomínio do tempo seco ainda ontem nessas duas regiões mencionadas, já com valores de umidade relativa do ar considerados muito baixos.

Entretanto, esse sistema, como é muito comum nesta época do ano, deve ficar bloqueado sobre a região da Bacia do Prata, entre a Província de Buenos Aires e Montevidéu, vindo a se deslocar rapidamente para o Oceano Atlântico entre o final desta sexta e o início de sábado. E é exatamente por esse motivo, que apesar do tempo ficar firme nesta sexta e no sábado em boa parte dessas regiões, algumas áreas do oeste, extremo norte e noroeste do RS e do Uruguai já podem ter chuvas e tormentas muito isoladas de verão. No caso do Uruguai já a partir de hoje e no RS, somente no final de semana. Por outro lado, justamente por não sentirem seu efeito, vários pontos de Santa Catarina e do Paraná devem seguir com condição para chuvas/tormentas localizadas e irregulares de verão tanto hoje como amanhã.

Ar muito seco e calor ganham força

Apesar de influenciar as condições do tempo no RS e Uruguai apenas nesta sexta e no sábado, essa massa de ar seco já contribui para índices de Umidade Relativa do Ar (URA %), considerados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) muito baixos, nessas regiões na manhã desta sexta-feira, o que não é incomum no Verão, ainda mais em situações de estiagem, onde o verão fica mais seco do que em condições normais médias nessas áreas. E isso reforça justamente a necessidade de constante hidratação com o consumo de água e evitar a exposição direta a radiação solar por longos períodos durante o período mais crítico do dia, já que esse sistema inibe a formação de nuvens e deixa o tempo ensolarado.

Essa massa de ar seco deve contribuir para jornadas com valores de Umidade Relativa do Ar entre 20% e 30% em diversas áreas ao longo de hoje e ainda no sábado, com valores até mesmo inferiores a 15/20%, valores críticos e considerados muito abaixo do ideal, que é de pelo menos, 50/60%. Às 11h da manhã, por exemplo, Jaguarão, no sul gaúcho e não muito distante da Lagoa Mirim, anotava URA de apenas 23% e Rio Grande na mesma região, considerada cidade litorânea, anotava apenas 29%. 

E o ar não só estará muito seco, como o ar quente e o calor devem ganhar muita intensidade nos próximos dias, até que uma nova frente fria chegue ao estado entre a próxima segunda e terça-feira, propiciando um novo episódio de chuva e temporais, com temperaturas mais amenas em parte do dia. Nesta sexta, já são aguardadas marcas entre 34°C e 36°C (pontualmente superiores) em diversos pontos do RS e do Uruguai, limiares que sobem para 36°C/38°C (pontualmente de 39°C ou ligeiramente superior) no final de semana. 

Confira algumas projeções dessa previsão:

Projeção do modelo WRF com inicialização do modelo global GFS para Umidade Relativa do Ar (%) para a tarde desta sexta-feira (08/01)
Projeção de Umidade Relativa do Ar (%) do modelo alemão ICON para a tarde desta sexta-feira (08/01).
Projeção do modelo WRF com inicialização do modelo global GFS para temperatura para a tarde desta sexta-feira (08/01)
Projeção do modelo WRF com inicialização do modelo global GFS para Umidade Relativa do Ar (%) para a tarde do sábado (09/01).
Projeção de Umidade Relativa do Ar (%) do modelo alemão ICON para a tarde de sábado (09/01).
Projeção do modelo WRF com inicialização do modelo global GFS para a temperatura para a tarde do sábado (09/01).
Projeção do modelo WRF com inicialização do modelo global GFS para Umidade Relativa do Ar (%) para a tarde de domingo (10/01)
Projeção de Umidade Relativa do Ar (%) do modelo alemão ICON para a tarde de domingo (10/01).
Projeção do modelo WRF com inicialização do modelo global GFS para temperatura para a tarde do domingo (10/01)
Siga -nos
Fernando Rafael
Fernando Rafael

Meteorologista