por Sigma Meteorologia | em Previsão | 04/06/2021 12:13

Intenso transporte de ar quente deve favorecer marcas próximas dos 30°C entre sexta e sábado em diferentes regiões do RS

Transporte de norte intensifica durante a aproximação de sistema frontal no sábado. Anomalia de temperatura do modelo GFS no nível de 850 hPa mostra intensidade do fluxo de ar quente de origem tropical direcionado para  o Cone Sul.

 

Um intenso fluxo de ar quente de norte direcionado para o interior do continente, especialmente o setor oeste do Sul do Brasil já contribui para a rápida elevação das temperaturas em algumas regiões na manhã desta sexta-feira. A formação de uma frente quente entre a Argentina, Uruguai e sul do RS também contribui para a formação de áreas de instabilidade com temporais localizados em pontos dessas regiões. Um dos responsáveis por todo esse aquecimento é a intensificação de um sistema de baixa pressão atmosférica (cavado) em superfície no interior da Argentina, o que fortalece o Jato de Baixos Níveis (JBN) que transporte ar muito quente da região tropical para as latitudes médias.

Ao longo dessa sexta-feira, com exceção de áreas do extremo sul gaúcho, as demais regiões do RS e do Sul do Brasil estarão sob predomínio de tempo firme com sol e poucas nuvens. Essa condição de estabilidade associada aos ventos que sopram do quadrante norte, favorecem o rápido aquecimento e sensação de abafamento. 

Os mapas abaixo mostram a projeção das temperaturas para a tarde desta sexta-feira no RS, SC e PR. 

Ao longo da madrugada de sábado, a formação de uma nova frente fria entre Uruguai e Argentina e o seu deslocamento para norte e nordeste posteriormente, deve trazer mudança das condições do tempo de forma gradativa a partir da fronteira do RS com os dois países ao final desse período e ao longo do período da manhã e tarde. Nas demais regiões do estado, enquanto a chuva não chega, o intenso fluxo de ar quente e o céu mais aberto ainda deve contribuir para uma jornada de aquecimento rápido e forte sensação de abafamento, incomum para época. Além disso, não descarta-se que por efeito orográfico, sobretudo na regiões dos Vales (RS), incluindo a região de Santa Maria e Campo Bom, o vento norte possa soprar com rajadas pontualmente fortes (> 60/70 km/h) no período, antecedendo a chegada da frente fria, sobretudo entre a noite desta sexta e início da tarde de sábado. As projeções de temperatura para os três estados do Sul do Brasil na tarde de sábado podem ser conferidas abaixo. Destaque para alguns pontos dos Vales e do Oeste/Noroeste (RS) que podem registrar valores entre 31°C e 33°C.

Ao longo do dia, especialmente entre a tarde e noite, conforme a frente fria avança, às condições do tempo mudam em outras regiões do estado. A expectativa é que até o final do sábado e madrugada de domingo o sistema já tenha se aproximado da divisa com SC, embora o sistema ainda cause chuva em boa parte do domingo em várias regiões do centro/norte do RS. Em Santa Catarina e no setor oeste e sudoeste do PR, também haverá condição para pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas ao longo do domingo e não se afasta o risco de temporais isolados.

Ao se deslocar pelo RS ao longo do sábado, a frente fria deve ocasionar rajadas de vento na ordem de 45/65 km/h, pontualmente mais fortes, dos quadrantes sul/sudoeste. Os ventos estarão associados a substituição de ar mais frio numa atmosfera até então quente. O risco para temporais, embora existente em todas regiões do estado, será um pouco maior nas áreas de fronteira do estado com o Uruguai e sudoeste do estado, próximo a divisa com a Argentina. Entretanto, mesmo nesses locais, eles tendem a ser muito isolados. No início da próxima semana, a chuva segue em várias áreas do Sul do Brasil. 

Abaixo, você confere a projeção das temperaturas para os períodos da manhã e tarde de domingo no RS e tarde em SC e PR. Um pulso de ar frio que avança na retaguarda da frente fria deve trazer queda de temperatura para o extremo sul do RS. Nas demais regiões do RS e de SC e do PR próximo a SC, o ar mais frio associado a frente fria também proporcionam redução das temperaturas se comparado ao sábado.

 

Chuva

Confira abaixo a projeção por período dos acumulados médios de chuva aguardados para os próximos dias. Além disso, o gif da variável de refletividade do modelo WRF estima a intensidade das instabilidades que no geral devem estar associadas a chuvas moderadas por vezes forte acompanhada de trovoadas. De maneira muito isolada, há risco de temporais com vento forte e granizo nos três estados do Sul do Brasil. Em trechos do Uruguai e Argentina a condição para tempestades, inclusive fortes, será maior no período. 

Siga -nos
Sigma Meteorologia
Sigma Meteorologia

Empresa de Meteorologia