por Sigma Meteorologia | em Previsão | 22/02/2021 19:09

Chuva promete ser irregular e de baixo volume na maioria das regiões 

Atualizada às 20h

Imagem de satélite do canal visível do Goes-16 mostrava a presença de tormentas em trechos da Província de Buenos Aires na Argentina, do Sul gaúcho e do norte do RS e divisa com SC.

A tarde desta segunda-feira foi marcada por intenso aquecimento em diferentes regiões do Sul do Brasil, especialmente em trechos do RS e do PR que registraram temperaturas superiores aos 36°C, como foi o caso de Feliz-RS (37,0°C), Campo Bom (36,9°C), Uruguaiana (36,8°C), São Borja e Porto Vera Cruz (36,6°C), Taquara (36,2°C), São Leopoldo (36,1°C) e Teutônia-RS (36,0°C), além de Itaipulândia-PR (36,2°C). E esse forte aquecimento superficial combinado com a disponibilidade de umidade num ambiente sob atuação de um cavado invertido (sistema alongado de baixa pressão atmosférica com orientação de noroeste/sudeste) em superfície já contribuiu para a formação de núcleos localizados de chuva forte e temporais isolados em trechos do RS e de SC.

Chuva acompanhada de descargas elétricas próximas a Garibaldi na Serra Gaúcha no final da tarde de hoje em registro de Renato Zaro.

A atuação desse cavado em superfície, perturbações no escoamento dos ventos em níveis superiores e a aproximação de uma nova frente fria pela costa do Uruguai e do Sul do Brasil entre o final desta segunda e ao longo da terça e quarta-feira devem deixar o tempo instável em áreas do Sul do Brasil. Ao longo desta terça-feira, já a partir da madrugada, áreas de instabilidade com chuva acompanhada de raios devem crescer em áreas do centro/leste e sul, avançando para o norte do RS posteriormente e atingindo diferentes regiões deste estado até o período da tarde. A chuva promete ser irregular, mal distribuída e de baixos acumulados e intercalada com períodos de melhoria e de sol. No entanto, eventuais temporais localizados podem proporcionar acumulados maiores de maneira pontual. Desta forma, há possibilidade de episódios de granizo e fortes rajadas de vento (> 60/70 km/h) de maneira localizada em trechos dessas regiões.

A instabilidade com chance de temporais isolados, no entanto, também deve atingir algumas áreas do Uruguai a partir da noite de hoje e de SC a partir da manhã/tarde de terça-feira. Na quarta-feira, a condição para pancadas de chuva com chance de temporais localmente fortes persiste sobre áreas do norte e noroeste do RS e ao longo de SC e do PR. No centro e no sul gaúcho, incluindo as regiões de Porto Alegre, Santa Maria, Pelotas e Livramento, a presença de um sistema de alta pressão que avança na retaguarda do sistema frontal frio (frente fria), garante tempo firme com a ampla presença do sol e as temperaturas entram em declínio, sobretudo em áreas do extremo sul gaúcho e Serra do Sudeste entre as noites e madrugadas. Situação semelhante é esperada para o Uruguai. Na quinta-feira, no extremo norte do RS, SC e PR, o tempo ainda deve continuar instável com condição para novos temporais isolados e pancadas de chuva, intercaladas com períodos de melhoria. 

Nesta terça-feira ainda deverá fazer muito calor em áreas do oeste dos três estados do Sul do Brasil, principalmente em trechos do noroeste do RS, oeste de SC e oeste e noroeste do PR, onde os termômetros podem passar dos 35°C/36°C em alguns pontos.

Projeção de refletividade do modelo regional WRF ao longo desta segunda e ainda na terça e quarta-feira. As cores > 45/50 dBZ indicam risco potencial para temporais.
Acumulado médio de chuvas (mm) aguardado entre hoje e a manhã da próxima sexta-feira.
Acumulados de chuva previstos por diferentes modelos meteorológicos até a manhã da próxima sexta-feira.

PREVISÃO DO TEMPO PARA A SEMANA

Siga -nos
Sigma Meteorologia
Sigma Meteorologia

Empresa de Meteorologia