por Sigma Meteorologia | em Previsão | 24/04/2021 11:37

Volumes de chuva serão mal distribuídos e em pouca quantidade na maioria das regiões

Imagem do mosaico de radares meteorológicos da manhã de hoje mostrava chuva fraca a moderada em vários trechos do sudoeste e oeste do RS e do PR.

A aproximação de uma nova frente fria do Sul do Brasil já traz mudança nas condições do tempo, especialmente em áreas de Fronteira do RS com o Uruguai e Argentina, incluindo trechos do Sul gaúcho, Campanha e Oeste, onde já choveu nesta manhã de sábado (24/04). Ao longo desse sábado, as áreas de instabilidade com chuva devem alcançar vários pontos do centro, oeste, norte e noroeste do RS, Meio-Oeste de SC além de pontos do sudodeste e oeste do PR, onde também já chove, em função da atuação de um cavado (área alongada de baixa pressão atmosférica). 

O tempo deve ficar instável em várias regiões do Sul do Brasil neste final de semana. As áreas de chuva associadas ao avanço do sistema frontal devem avançar pelas demais áreas do RS, SC e do centro/sul/sudoeste do PR ao longo do domingo (25/04). A condição para temporais é baixa e na maioria das regiões, a chuva será de fraca a moderada intensidade, pontualmente forte e acompanhada de trovoadas esparsas. Entretanto, nem todas as regiões terão chuva ou em maior volume (> 20 mm), como pode ser observado nos mapas de projeção. Os ventos devem ficar entre 40-60 km/h na maioria das áreas no período.

Na segunda-feira (26/04), a interação entre um sistema de alta pressão na Província de Buenos Aires e outro de baixa pressão atmosférica (Ciclone Extratropical) no Oceano Atlântico, deve favorecer o transporte de umidade para o centro/leste do RS, especialmente em áreas da Serra do Sudeste, Costa Doce, Grande Porto Alegre, Serra e Planalto Médio além de algumas áreas do leste de SC e do PR, onde haverá condição para chuvas fracas e passageiras, intercaladas com períodos de melhoria. 

 

Queda das temperaturas

Na retaguarda desta frente fria, a aproximação de uma nova massa de ar frio deve trazer queda acentuada de temperatura e retorno do tempo firme. Nesse evento de frio, não se descarta o risco de geada em pontos muito localizados do RS e de SC, especialmente em áreas de maior altitude e latitude. A Sigma Meteorologia deve continuar acompanhando as projeções ao longo dos próximos dias. As temperaturas devem ser inferiores aos 10°C durante a madrugada na maior parte do Sul do Brasil e mesmo durante a tarde, não se espera aquecimento significativo, especialmente em áreas do leste.

Temperaturas mínimas na próxima segunda-feira (26/04) - modelo Canadense.
Temperaturas mínimas na próxima terça-feira (27/04) - modelo Canadense.
Temperaturas mínimas na próxima quarta-feira (28/04) - modelo Canadense.
Temperaturas mínimas na próxima segunda-feira (26/04) - modelo GFS.
Temperaturas mínimas na próxima terça-feira (27/04) - modelo GFS.
Temperaturas mínimas na próxima quarta-feira (28/04) - modelo GFS.
Siga -nos
Sigma Meteorologia
Sigma Meteorologia

Empresa de Meteorologia