por Sigma Meteorologia | em Previsão | 25/03/2021 14:17

Há elevado risco para temporais em trechos da Fronteira com o Uruguai e Extremo Sul gaúcho a partir do final da tarde e noite desta quinta-feira. Na sexta e no sábado, condição para temporais segue pelo Sul do país

A quinta-feira já é marcada por muita instabilidade em algumas regiões da Argentina e do Uruguai, inclusive com chuva forte a volumosa, além de temporais pontuais. A propagação de cavados na alta e média troposfera pela Cordilheira dos Andes e que como consequência, contribui para a intensificação do ambiente de menor pressão atmosférica em superfície, bem como a intensificação do transporte de ar quente e úmido de origem tropical para as médias latitudes são alguns dos fatores que colaboram para a desestabilização da atmosfera no decorrer do período nessa região. Da tarde para noite desta quinta-feira, instabilidades localizadas devem se formar entre o RS e o sul do PR com condição para temporais. Essas instabilidades, no entanto, devem alcançar uma área limitada de municípios, ou seja, apenas pontos de algumas regiões.

Ao final desta quinta-feira, no entanto, áreas de instabilidade associadas a presença de um Sistema Convectivo de Mesoescala (SCM) devem alcançar áreas de Fronteira do RS com o Uruguai e extremo sul gaúcho. Esse conglomerado de nuvens de maior desenvolvimento vertical associada a nuvens de tempestade podem provocar chuva forte acompanhada de muitos raios, vendavais localizados e potencialmente severos e eventual precipitação de granizo em trechos da região. 

Projeção de refletividade do modelo regional WRF entre a tarde desta quinta-feira e o próximo sábado.

Ao longo da sexta-feira (26/03), a formação de uma nova frente fria na costa sudeste do RS, deve favorecer com que as áreas de instabilidade se espalhem por todas as regiões do RS, com condições favoráveis a ocorrência de novos episódios localizados de chuva localmente forte acompanhada de trovoadas, intensas rajadas de vento e granizo, especialmente a partir da tarde. Na Grande Porto Alegre, Vales e Serra, haverá ambiente favorável a ocorrência de tempestades e o forte aquecimento projetado (superior aos 31/33°C) por alguns modelos no início da tarde nesta região, caso se confirme, pode potencializar a formação desses temporais. Em trechos do interior do PR, especialmente no sul e sudoeste e do interior de SC também haverá condição para episódios pontuais de chuva acompanhadas de trovoadas, sem descartar temporais. 

No próximo final de semana, especialmente entre sábado e a tarde de domingo, o aprofundamento de um novo sistema de baixa pressão atmosférica e posterior formação de um novo sistema frontal frio (frente fria) deve reforçar as áreas de instabilidade e de chuva em diferentes regiões do Sul do Brasil e Uruguai. Haverá condição para chuvas, pontualmente fortes e acompanhadas de trovoadas com nova condição para temporais, alguns potencialmente severos de maneira localizada em pontos dessas regiões. No sábado, a condição para temporais seria maior. No início da próxima semana, ainda haveria condição para temporais isolados entre SC e o PR. No período, algumas regiões, especialmente do RS e Uruguai podem registrar altos acumulados pluviométricos, até mesmo superior aos 100/130 mm (observe o mapa de acumulado médio abaixo). O avanço de uma nova massa de ar frio traria queda de temperatura a partir do sudoeste do RS no amanhecer de domingo e para as outras áreas do Sul do Brasil de maneira gradativa nos dias posteriores. 

Destacamos que a formação dessa frente fria no domingo e a incursão de ar frio nos dias posteriores, deve marcar oficialmente a chegada do padrão outonal, já que as temperaturas na próxima semana serão mais amenas e lembrarão muito a “cara” da nova estação. 

Previsão média de 95 membros de previsão do tempo para chuva acumulada (mm) entre essa quinta-feira e a noite da próxima segunda-feira (29/03). Eventos pontuais de instabilidade como temporais, podem acarretar em volumes consideravelmente maiores de maneira localizada do que a média indicada pelas projeções.
Siga -nos
Sigma Meteorologia
Sigma Meteorologia

Empresa de Meteorologia