por Sigma Meteorologia | em Previsão | 08/04/2021 19:25

Atualizada às 19h57 min

Padrão atmosférico deve contribuir para altos acumulados de chuva e temporais em vários departamentos do país. No Sul do Brasil, frente fria deve causar pouca ou nada de chuva na grande maioria das áreas

Imagem de satélite mostrava instabilidade no início da noite de hoje entre as Províncias Argentinas de Entre Ríos e Buenos Aires e os departamentos Uruguaios de Soriano e Colonia. Os pontos brancos indicam descargas elétricas atmosféricas (raios).

A partir das próximas horas, especialmente a partir desta sexta-feira (09/04), o território Uruguaio passa a estar sob alerta meteorológico, conforme já vem advertindo o órgão oficial de Meteorologia do país. Isso ocorre porque o território estará sob uma condição de muita instabilidade atmosférica. A atuação e passagem de cavados que são áreas de menor pressão atmosférica em diferentes níveis da troposfera entre sexta e o início do domingo, bem como a presença de um intenso fluxo de ar quente e úmido instável de origem tropical direcionado para a região, além da formação de uma nova frente fria e de um Ciclone Extratropical na costa, devem ser alguns dos sistemas meteorológicos que devem contribuir para a formação de nuvens de tempestade que prometem proporcionar expressivos acumulados de chuva em vários departamentos (> 150/200 mm em alguns pontos e que podem causar transtornos), além de episódios pontuais de granizo e de períodos com vento forte (> 60/70 km/h). Nesse sentido, a Sigma Meteorologia orienta que todos os Uruguaios estejam atentos aos avisos e alertas do INUMET.

As instabilidades que já atuam sobre a Argentina devem avançar entre hoje a noite e ao longo da madrugada para áreas do sul e sudoeste do Uruguai, devendo atingir outras áreas ao longo do dia. No sábado, a condição para chuva forte acompanhada de trovoadas com chance de temporais com granizo e vento forte localizado segue no país. Ao final do sábado e principalmente no decorrer do domingo, com a formação de um novo Ciclone Extratropical próximo ao estuário do Prata, espera-se um incremento dos ventos, sobretudo para o sul, sudeste e leste do UY (regiões costeiras) com rajadas entre 70/90 km/h, pontualmente acima. Conforme o sistema de baixa pressão se aprofunda em alto mar, a frente fria associada a ele deve avançar rapidamente pelo Sul do Brasil. Apesar da previsão de volumes de chuva muito baixos, espera-se que haja um aumento considerável da velocidade dos ventos (rajadas  50/70 km/h, pontualmente acima) acompanhando o avanço do ar mais frio com declínio das temperaturas no RS e em SC ao longo do domingo e início da próxima segunda-feira (12/04). Antes disso, o predomínio de ar quente ainda deve contribuir para tardes muito quentes para a época, em especial no sábado e domingo. No ápice desse aquecimento, em situação de pré-frontal (antes da chegada da frente fria), espera-se marcas entre 36°C e 38°C em algumas áreas do RS e de SC.

Temperaturas máximas projetadas para essa sexta-feira (09/04) pelo modelo WRF.
Temperaturas máximas projetadas para o sábado (10/04) pelo modelo WRF.
Zoom RS | Temperaturas máximas projetadas para essa sexta-feira (09/04) pelo modelo WRF.
Zoom RS | Temperaturas máximas projetadas para o sábado (10/04) pelo modelo WRF.
Zoom SC | Temperaturas máximas projetadas para essa sexta-feira (09/04) pelo modelo WRF.
Zoom SC | Temperaturas máximas projetadas para o sábado (10/04) pelo modelo WRF.

Em função da proximidade com o Uruguai, alguns trechos da fronteira do RS como áreas do extremo Sul gaúcho, já podem ter instabilidade com condição para chuva volumosa e temporais isolados nesta sexta e no sábado. A região da Lagoa dos Patos e do litoral sul gaúcho também devem sentir os efeitos do ciclone ao longo do domingo com rajadas de vento entre 60 e 70 km/h, pontualmente próximo ou acima de 80 km/h, especialmente em áreas de litoral e de topos de coxilhas da Serra do Sudeste. Na segunda-feira (12/04), a incursão de ar frio e seco na retaguarda da frente fria, já deve contribuir para temperaturas mais baixas e tempo firme em grande parte do RS e de SC, além do Uruguai.

Acumulado de chuva projetado pelo modelo ECMWF até a manhã da próxima terça-feira (13/04).
Previsão de rajadas de vento (km/h) pelo modelo ECWMF. Destaque para o próximo domingo (11/04).
Siga -nos
Sigma Meteorologia
Sigma Meteorologia

Empresa de Meteorologia