por Sigma Meteorologia | em Previsão | 07/02/2021 21:13

Há condição para fortes rajadas de vento em vários pontos e episódios pontuais de precipitação de granizo

Tormenta elétrica interceptada por Matías Mederos no último dia 30/01 em Durazno no Uruguai.

Nesta segunda-feira (8) a presença de um cavado invertido em superfície (prolongamento de um sistema de baixa pressão atmosférica) deve trazer o retorno do aquecimento sobre áreas do RS. As maiores temperaturas aguardadas nesta segunda devem ser registradas em trechos da campanha e do centro-oeste gaúcho, com marcas próximas dos 33 a 34ºC. Nas demais regiões: faixa leste, nordeste e norte do RS as temperaturas ficam em torno dos 26 a 28ºC, na região metropolitana de Porto Alegre os termômetros podem chegar aos 30/31ºC, pontualmente superiores durante a tarde. 

Projeção de temperaturas máximas para o início da tarde desta segunda-feira (08/02) do modelo regional WRF.

Ao longo da tarde/noite de segunda-feira, por conta da aproximação de um cavado nos altos níveis da atmosfera (aproximadamente 10 km), e a interação desse sistema com a crista em altos níveis associada a Alta da Bolívia, haverá a formação de difluência no escoamento neste nível, que resultará em um intenso movimento vertical entre áreas do sul gaúcho e o nordeste Uruguaio, além disso, perturbações nos médios níveis, somado com o calor e a presença do aporte de umidade em superfície proveniente do oceano atlântico, resultarão em condições favoráveis para o desenvolvimento de tempestades isoladas sobre essas regiões citadas.

De acordo com as projeções do modelo regional WRF (disponível aos assinantes), o “disparo convectivo” ou a formação das primeiras áreas de instabilidade devem ocorrer entre a madrugada e o início da manhã sobre departamentos do centro/leste uruguaio, incluindo Florida, Lavalleja, Maldonado, Rocha e Treinta y Tres, podendo atingir áreas do departamento de Cerro Largo e áreas próximas ainda no final da manhã. A expectativa é que ainda no decorrer da madrugada/manhã as instabilidades também atinjam áreas do extremo sul gaúcho na área de Santa Vitória do Palmar e Chuí. Haverá condição para chuva moderada/forte acompanhada de trovoadas, sem descartar episódios pontuais de vento forte e granizo.

No decorrer da tarde, as instabilidades devem seguir se propagando para norte e para oeste, podendo ocorrer em outras áreas do Uruguai e devendo atingir áreas da fronteira do RS com o país vizinho, além de trechos do sul gaúcho, incluindo a Serra do Sudeste, Campanha e Costa Doce. Em função do aquecimento diurno na região, a Sigma Meteorologia reitera que haverá um ambiente favorável a formação de algumas tempestades localizadas (não generalizadas) que podem causar chuva pontualmente forte a volumosa, intensa atividade elétrica, rajadas de vento acima dos 60/70 km/h e eventual precipitação de granizo de variado tamanho em pontos mais isolados da região. A região de cobertura dessas instabilidades podem ser conferidas nos mapas de projeção do WRF:

Projeção de rajadas de vento do modelo regional WRF.

 

Projeção de refletividade do modelo regional WRF. Os valores acima de 45/50 dBZ indicam risco potencial para temporais.
Siga -nos
Sigma Meteorologia
Sigma Meteorologia

Empresa de Meteorologia