Três estudantes do curso de Meteorologia da Universidade Federal de Pelotas(UFPel), compartilhavam de um sonho em comum, realizar um projeto de extensão baseado em dedicação e persistência: essas são palavras chaves que marcaram o início desta jornada, que mais tarde, originou a empresa Sigma Meteorologia.

Ainda na Faculdade de Meteorologia (FaMet) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), os graduandos, ambos participantes do Programa de Educação Tutorial (PET), começaram a trabalhar no projeto, denominado "Monitoramento da Metade Sul". Projeto este que exigiu adição de persistência e amor à causa desses jovens, pois os recursos referentes à realização do mesmo não poderiam ser custeados pela Universidade. Durante o processo de execução deste projeto, estações meteorológicas começaram a ser instaladas no sul do Rio Grande do Sul, inicialmente em Pelotas e sucessivamente em Pinheiro Machado e Herval.

O objetivo da equipe Sigma Meteorologia durante muito tempo, foi apenas desbravar as baixas temperaturas observadas que até então não eram registradas nesta região. No entanto, com o passar do tempo, percebeu-se a necessidade de suprir lacunas existentes ao oferecer serviços meteorológicos de qualidade para diferentes setores econômicos como a agricultura, pecuária, construção civil, indústria e mídias que inicialmente abrangem as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil além do Uruguai mas que podem se expandir a outras regiões, conforme a necessidade do nosso cliente.

O projeto tornou-se real e agregou reforços na equipe que, atualmente conta com mais um integrante, herança da FaMet/UFPEL.

A equipe SIGMA METEOROLOGIA, nasceu no Campus da UFPEL/Capão do Leão e cresce, avançando limites, com a convicção de dar suporte e firmar parceria com àqueles que produzem e constroem o futuro da nossa terra.